Tratamento cirúrgico para DTM: O que precisas saber
A disfunção temporomandibular (DTM) é um conjunto de condições que afetam a articulação temporomandibular (ATM), que é responsável pela movimentação da mandíbula. Os sintomas da DTM podem incluir dor na face, na mandíbula e nos ouvidos, dificuldade para abrir a boca, ruídos na articulação e bruxismo.
Embora a maioria dos casos de DTM possa ser tratada com medidas conservadoras, como fisioterapia, terapia comportamental e uso de aparelhos ortodônticos, alguns pacientes podem precisar de cirurgia.
Como qualquer procedimento cirúrgico, o tratamento cirúrgico para DTM também apresenta riscos, como:
Infecção
Sangramento
Lesão nervosa
Redução da amplitude de movimentos mandibulares
Retorno dos sintomas
Recuperação do tratamento cirúrgico para DTM
O tempo de recuperação do tratamento cirúrgico para DTM varia de acordo com o tipo de cirurgia realizada. Em geral, os pacientes precisam ficar em repouso relativo por alguns dias e usar medicamentos para controlar a dor.
Tipos de cirurgia para DTM
Existem vários tipos de cirurgia para DTM, que são escolhidos de acordo com a causa e a gravidade dos sintomas. Os principais tipos de cirurgia são:
Artroscopia: um procedimento minimamente invasivo que permite ao cirurgião visualizar a articulação e realizar reparos sem causar grandes danos aos tecidos.
Artrocentese: um procedimento que envolve a lavagem da articulação com uma solução estéril.
Reposição do disco articular: um procedimento que reposiciona o disco articular, que é uma estrutura que amortece a articulação.
Discectomia: um procedimento que remove o disco articular.
Artroplastia: um procedimento que substitui a articulação por uma prótese.
O tratamento cirúrgico para DTM é uma opção eficaz para pacientes que não respondem ao tratamento conservador ou que apresentam sintomas graves. É importante conversar com um cirurgião bucomaxilofacial para discutir as opções de tratamento e os riscos envolvidos.